domingo, 13 de junho de 2010

Descolonização

Coma segunda guerra mundial, a Europa ficou enfraquecida politicamente e economicamente e começou a perder o controle sobre a África. Rebeliões coloniais que visaram á independência se multiplicaram e surgiram 49 novas nações africanas nesse período. O processo de independência das nações africanas, ocorreu de forma mais predominante na década de 1960. Assim como mo período imperialista, os novos países foram formados a partir de uma divisão territorial estabelecida pelos colonizadores, sem levar em conta as realidades de enfrentamento pelas tribos étnicas e culturais da África.

Isso resultou em instabilidade política e conflitos entre etnias bastante diversificadas nesses países independentes. As tribos minoritárias passaram a observar os novos governos da mesma forma como observam os europeus, isto é, como opressores. Então, violentas guerras civis tiveram início.

Durante a Guerra Fria*, esse quadro de instabilidade, que se arrastava até os dias atuais e, em vários países, agravou-se. Os Estados Unidos e a extinta União Soviética entreviram, transformando o continente africano num palco de demonstração da força política e fornecendo recursos financeiros e bélicos a seus aliados.

*Guerra Fria: Período de confronto entre os E.U. A e a União Soviética nos anos final da segunda guerra mundial. Disputa de enfrentamentos do socialismo com o capitalismo. Chamada de Fria pois não foi usado nenhuma arma bélica. O término dessa guerra foi com um acordo dos dois lados, pois estavam praticamente empatados nessa rixa de grandes potenciais mundiais em armas nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário